quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Linhaça... é bom.


Já lá vão 57 anos, me lembro como se fosse hoje. Encontrava-se o meu avô paterno já com bastante idade e adoentado. Por essa altura residia-mos na Av. Infante D. Henrique, ali para os lados da Nau.
Receitou o médico uma colher de chá de óleo de linhaça, quando a minha mãe lha foi dar, ele perguntou.
- O que é isto.
- É óleo de linhaça receitada pelo médico.
-Mas o médico não receitou isso.
-Receitou sim!
- Não. Percebeste mal.
-Não percebi nada, está na receita e foi aviada na farmácia.
-Existe aí engano, o que o médico disse... foi vinhaça.

Ao lembrar-me desta pequena história dos meus mais velhos, lembrei-me de postar por aqui, os benefícios da linhaça no nosso organismo quando se atinge alguma idade.

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm focado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. 

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como: 

-- Rejuvenescedor 
-- Baixa de peso 
-- Auxilia no combate a anemia 
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc... 
-- Auxiliar no combate à acne. 
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; 
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose; 
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia 

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. 
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes. 

-- Vitalidade Física 
-- Sistema Digestivo 
-- Sistema Nervoso 
-- Doenças Inflamatórias 
--Retenção de Líquidos 
-- Sistema Imunológico 
-- Sistema Cardiovascular 
-- Funcionamento Intestinal 
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa 
-- Para combater a agressividade e a obesidade 
-- Condições da Pele e do Cabelo 

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal 
Carboidratos 1 g 
Proteínas 2 g 
Gorduras totais 3 g 
Gorduras Saturadas 0 g 
Gorduras Trans 0 g 
Fibra alimentar 3 g 
Ômega-3 58% 
Ômega-6 16 % 
Sódio 7,8 mg 

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fito-químicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anti-cancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 Chavena (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição. 

Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. 
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício. 

Baixa de Peso: 
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . 
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes. 

Combate ao Cancer: 
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc... 
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA. 
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias. 

Condições da Pele e do Cabelo: 
Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . 
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. 
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo. 

Sistema Digestivo: 
Prevêem ou cura o câncer

Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), assim considerada um alimento funcional. 

A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza 

COMPONETES E BENEFÍCIOS 

Mais rica fonte de ômega 3 encontrada na natureza. 

Benefícios: prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora os sintomas de depressão, auxilia para melhor funcionamento do cérebro (atenção e memória), ajuda na redução do colesterol ruim, na diabetes, osteoporose, redução de peso, possui propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon, é ótimo para um bom aspécto da pele. 

Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Omega 6 Benefícios: reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas. Ótimo anti-inflamatório natural: diminuição dos sintomas para quem sofrem de eczema atópico, dermatite, neuropatía diabética, dor no peito, símdrome pré-menstrual, artrite reumatóide, pressão arterial elevada, e inflamações gerais. 

Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

Basta 1 colher de sopa da farinha de linhaça diariamente. O efeito benéfico é progressivo então deve virar um hábito em sua alimentação. 

Você pode comprá-la já triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 

A linhaça pode ser utilizada em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. 

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3. 


Sem comentários:

Enviar um comentário