sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Como ler um oxímetro de pulso


Por: Teresa Carvalho

Um oxímetro de pulso é um dispositivo que é preso em seu dedo e lê sua frequência cardíaca, assim como sua percentagem de oxigênio no sangue. Ele foi desenvolvido como uma maneira de detectar a hipoxia (uma doença causada pela insuficiência de oxigênio). A hemoglobina no sangue transporta o oxigênio e o carrega através do sistema circulatório do corpo até as células. Um oxímetro de pulso funciona emitindo raios infravermelhos que brilham através dos tecidos do seu organismo para um foto sensor do outro lado. A luz infravermelha é capaz de detectar a quantidade de hemoglobina que está saturado com (ou que transporta) oxigênio. O oxímetro de pulso irá exibir um número que indica a percentagem de hemoglobina que está saturada com oxigênio. Uma leitura no oxímetro de pulso (indicado por SpO2)que esteja acima de 90 (ou seja, de 96% - 99%) é considerada normal.
·      Prenda o oxímetro de pulso. O oxímetro de pulso deve ser preso, como um prendedor de roupa, em uma parte do seu corpo onde a luz possa brilhar através do sangue que flui em suas artérias. Isso inclui dedos (onde o oxímetro de pulso é mais comumente colocado em adultos), dedos do pé, orelha ou atravessando seu nariz.
·     Garanta que o oxímetro de pulso lhe dê uma leitura precisa. Existem algumas ocasiões que podem resultar numa leitura imprecisa ou inexistente. Uma boa maneira de determinar se o oxímetro de pulso está proporcionando uma leitura precisa é comparando a medição de pulso no oxímetro com uma medição de pulso tomada manualmente. Se elas não corresponderem, há o risco de que leitura não seja precisa. Algumas ocasiões comuns que resultam numa leitura imprecisa incluem:

·      Esmalte, se o oxímetro de pulso for colocado no dedo.
·      Movimentos excessivos do paciente
·      Hipotermia ou uma extremidades prejudicada pelo frio
·      Anemia (sem ferro suficiente no sangue)
·      Intoxicação por monóxido de carbono
·      Certos tipos de cortes
·      Choques (hipoperfusão) associados à perda de sangue ou má perfusão
·     Permaneça parado. Como já foi salientado, movimentos excessivos podem resultar numa leitura imprecisa do oxímetro de pulso. Tente ficar relativamente parado quando o oxímetro de pulso estiver fazendo sua leitura.


·      Avalie os resultados. Uma leitura normal, para uma pessoa respirando um ar ambiente, fica acima dos 90. Uma leitura de 96% a 99% normalmente não é motivo para alarme. Uma leitura de 95% ou menos pode indicar hipóxia e deve ser investigado. Uma leitura de 90% ou menos indica hipoxia e exige uma ação imediata.

Seu oxímetro de pulso também irá gravar sua frequência cardíaca. As frequências cardíacas normais estão abaixo, descritas em batimentos por minuto (bpm):

·        Pessoa idosa (75 +): Normal - 90
·        Adultos: Normal - 60-80 / Rápida - 100 + / Lenta - abaixo de 60
·        Adolescência: Normal - 60-105 / Rápida - 105 + / Lenta - abaixo de 50
·        Criança (5-12 anos): Normal - 60-120 / Rápida - 120 + / Lenta - abaixo de 60
·        Criança (1-5 anos): Normal - 80-150 / Rápida - 150 + / Lenta - abaixo de 80
Recém-nascido: Normal - 120-150 / Rápida - 150 + / Lenta - inferior a 120

Sem comentários:

Enviar um comentário