segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A água é demasiado liquida para si? Use um espessante.


Nada como beber um copo de água quando sentimos sede! 

Apesar de parecer um ato extremamente simples, para milhares de pessoas pode ser algo muito complicado. Com  a idade pode ocorrer um enfraquecimento dos músculos implicados na deglutição, e o simples ato de beber um copo de água ou outro liquido pode tornar-se bastante difícil. Estamos constantemente a engasgar-nos e muitas vezes evitamos beber para não ter que passar por situações dessas. 

Esta dificuldade de deglutição chama-se disfagia, e pode acontecer associada à idade ou a diferentes doenças neurológicas, musculares, ou após um AVC.  Existem muitas formas de disfagia, e esta pode ter diferentes causas pelo que sugerimos que procure um profissional de saúde para perceber, no seu caso, quais as melhores opções, e qual a consistência mais adequada. 

Já existem diferentes profissionais e produtos à venda nas farmácias que podem melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas com disfagia, e um desses produtos são os espessantes. 

Os espessantes são capazes de mudar a consistência da água e de outros líquidos, alterando a sua viscosidade e tornando-a mais espessa. O espessamento dos alimentos líquidos leva à redução dos episódios de vómito, de engasgamento e de tosse.

De acordo com as necessidade da pessoa com disfagia, os alimentos líquidos (como a água, chá ou sopa), podem adquirir a consistência de néctar, de mel ou de pudim. Desta forma, torna-se bem mais simples engolir, sem correr o risco de engasgamento ou mesmo destas bebidas entrarem para os pulmões (o que pode condicionar complicações a nível de saúde).  A quantidade necessária de espessante a adicionar pode variar, dependendo da temperatura e da consistência dos líquidos aos quais é adicionado, e claro, da consistência pretendida.
    
Um espessante dissolve-se facilmente nos líquidos, mas recomenda-se que se deixe a preparação em descanso por 2 ou 3 minutos, para que o espessamento se complete. Além dos alimentos líquidos (quentes ou frios) , o  espessante pode ainda ser adicionado a purés para evitar a libertação de líquidos e reforçar a consistência do alimento. 

Na maioria dos casos, o espessante não altera o sabor dos alimentos ou bebidas, e os alimentos espessados podem ser aquecidos, refrigerados ou congelados sem alterar a sua consistência. 

Desta forma, a pessoa com disfagia pode continuar a usufruir os prazeres de beber um belo copo de água quando tem sede!

Sem comentários:

Enviar um comentário